UMAPAZ/SP - Viveiro Manequinho Lopes

Informação

UMAPAZ/SP - Viveiro Manequinho Lopes

A UMAPAZ é um projeto da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo e que opera por meio de uma rede de parcerias. Foi concebida em 2005 e iniciou suas atividades em janeiro de 2006.

Site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/historico/index.php?p=4270
Local: Viveiro Manequinho Lopes, Pq.Ibirapuera/SP
Membros: 158
Última atividade: segunda-feira

APRESENTAÇÃO


UMAPAZ

Promova sua página também

 

 

No início de 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, propôs dotar a Cidade de uma Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, para ampliar a sensibilização e a preparação da sociedade para lidar com as riquezas e os riscos presentes na relação sócio-ambiental na Cidade de São Paulo, bem como pela importância de fomentar e oferecer instrumentos para a ação conjunta de sociedade e governo em prol da sustentabilidade e da paz em São Paulo.


A visão da UMAPAZ é de uma instituição pública e em rede que seja, a um tempo, um elemento aglutinador e potencializador de iniciativas já existentes e um ponto de disseminação pública de informações, conhecimentos e experiências sobre educação ambiental e para a paz na Cidade de São Paulo, a exemplo do que já ocorre em outras cidades e países.


O Prefeito aprovou a idéia de instituir, em São Paulo, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz – UMAPAZ - e designou, também, um prédio no Ibirapuera para sediar a UMAPAZ.


A proposta básica da UMAPAZ foi apresentada e aprovada no CADES – Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, em 28 de julho de 2005.


A formulação da proposta da UMAPAZ considerou outras experiências de Universidades Abertas ou Livres em vários países e no Brasil, que complementam ou suplementam as instituições de ensino formal, como a Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente, em Curitiba (PR); a Universidad Libre del Ambiente, em Córdoba – Argentina; a U-Peace de Costa Rica; a Universidad Libre de Cataluña, na Espanha e o Schumacher College, na Inglaterra.


Após a aprovação do projeto básico, o detalhamento da concepção da UMAPAZ foi feita de forma participativa, com 60 pessoas, metade da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e metade de outras instituições, com variadas especialidades e experiências, e que participaram do processo de planejamento realizado entre setembro e novembro de 2005.


Desde a sua concepção, a UMAPAZ se propõe a ser uma organização em rede, operando por meio de uma teia de parceiras com propósitos similares. Parceiros precursores como U Peace, Unesco, Associação Palas Athena, Associação Monte Azul, Gaia Education, Grupos Ecobairro e Ecovilasp, Instituto Migliori, I-Paz e Rede Ação pela Paz e parceiros que vêm se integrando na programação de atividades.

Propósito
O propósito da UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz - é fomentar e facilitar a formação de pessoas, em todas as regiões da Cidade de São Paulo e ao longo de suas vidas, para a convivência sócio ambiental sustentável e pacífica.

Visão
A visão da UMAPAZ é de uma instituição pública e em rede que seja, a um tempo, um elemento aglutinador e potencializador de iniciativas já existentes e um ponto de disseminação pública de informações, conhecimentos e experiências sobre educação ambiental e para a paz na Cidade de São Paulo

Valores
Responsabilidade ambiental;
Cultura de paz e não violência;
Acesso universal à informação;
Transdisciplinariedade;
Interculturalidade.


Fórum de discussão

Celebração do início do sétimo ano de atividades da UMAPAZ

Iniciado por Ricardo Bortolato 24 Jan, 2012. 0 Respostas

Caros  Amigo da UMAPAZ, Temos a alegria de convidar para a celebração do início do sétimo ano de atividades da UMAPAZ, no dia 30 de janeiro de 2012.A confraternização, com chá, sucos e bolo,…Continuar

Exposição convida o sentir a vida na Terra

Iniciado por Ricardo Bortolato. Última resposta de JOSÉ AMBROSIO GUIMARAES 2 Jun, 2011. 2 Respostas

     Somos…Continuar

Tags: vida, na, Terra, a, sentir

O TERRITÓRIO DO OLHAR FOTOGRAFIA CONTEMPLATIVA, Cris Belfort

Iniciado por Ricardo Bortolato 17 Mar, 2011. 0 Respostas

Inscrições Abertas O TERRITÓRIO DO OLHARFOTOGRAFIA CONTEMPLATIVA A UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) promove nos dias 22, 24, 29, 31 de março e 5, 7 e 14 de abril (terças…Continuar

UMAPAZ

Carregando... Carregando feed

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de UMAPAZ/SP - Viveiro Manequinho Lopes para adicionar comentários!

Comentário de Ricardo Bortolato em 29 dezembro 2011 às 7:52

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO

 

“Reconectando com a Natureza”

 

De 09 a 13 de janeiro de 2012, na UMAPAZ

 

 

A UMAPAZ oferece de 09 a 13 de janeiro de 2012, das 9h às 16h30, o curso Reconectando com a Natureza, com o objetivo de propiciar aos participantes conhecimentos básicos sobre as ciências da terra. Serão tratados temas nas áreas de Geologia/ Ecologia/ Agronomia. O curso é aberto a educadores, estudantes e interessados. São 80 vagas e os interessados devem se inscrever pelo e-mail inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

Programa:

1º aula: 09/01/12 das 9h às 12h

Tema: Evolução do Planeta Terra

Proposta: Propiciar aos participantes conhecimentos sobre as mudanças físicas e químicas que o planeta passou desde sua formação.

Prof: Geólogo Gustavo (Agni)

 

2º Aula: 09/01/12 das 13h30 às 16h30

Tema: Hortas Urbanas e Compostagem

Proposta: Apresentar aos participantes várias maneiras de se implantar uma horta urbana. Aula prática no viveiro da Escola de Jardinagem.

Prof: Eng. Agr° Roberto Marins

 

3º Aula: 11/01/12 das 9h às 12h

Tema: Sementes, Mudas e Florestas.

Proposta: Coletar sementes de árvores nativas. Mostrar como se faz a quebra de dormência e o plantio. Aula prática no Viveiro Manequinho Lopes.

Profª: Bióloga Yone

 

4º Aula: 11/01/12 das 13h30 às 16h30

Tema: Ecologia Geral.

Proposta: Apresentar conteúdo teórico sobre a Ecologia e discutir a importância sobre esse tema na preservação da vida no planeta.

Prof: Biólogo Vitor

 

5º Aula: 13/01/12 das 9h às 12h

Tema: Arborização Urbana.

Proposta: Discutir sobre os critérios de escolha dos espécimes vegetais plantados em áreas urbanas, tipos de plantio e controle de pragas e doenças.

Prof: Eng. Agr° Luis Paulo

 

6ª Aula: 13/01/12 das 13h30 às 16h30

Tema: Visita Técnica ao Parque do Ibirapuera.

Proposta: Apresentar a história da criação do parque, a vegetação predominante, abordar a poluição dos lagos e as possíveis formas de controle.

Profª: Bióloga Assucena

 

Bibliografia sugerida:

LORENZI, Henri. Árvores Brasileiras.

LORENZI, Henri. Árvores Ornamentais do Brasil.

RIZZINI, Carlos e MORS, Walter. Botânica econômica brasileira.

MATTOS, João. Botânica, elementos de morfologia.

TRIBE, Ian. O reino vegetal.

ODUM, P. Ecologia Geral.

Filgueira, Manual de Oleiricultura.

Comentário de Ricardo Bortolato em 19 maio 2011 às 8:40

Diálogos Sustentáveis - Mesa Redonda

 

COHOUSING X CONDOMÍNIO – UM MODO DE VIDA SUSTENTÁVEL NA METRÓPOLE

 

Dia 25 de MAIO, das 19h às 21h30

 

 

 

No próximo dia 25 de maio, às 19h, na Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) teremos mais um encontro com mesa redonda dos Diálogos Sustentáveis com a participação de convidados e representantes de iniciativas urbanas de vida comunitária e revitalização das relações de vizinhança, em especial o Cohousing criado na Dinamarca nos anos 1980 e os condomínios verticais, tão presentes na paisagem paulistana.

 

A mediação é de Victor Leon Ades, com a coordenação de Georges F. Kharlakian. O evento tem por objetivo promover  o encontro e a troca de experiências entre  as iniciativas: seus desafios, sinergias, conquistas e visão de futuro. A participação é gratuita, aberta a educadores, estudantes, líderes comunitários e demais interessados.

 

 

Facilitador: Victor Leon Ades – designer de sustentabilidade, engenheiro e pós-graduado em administração de empresas. Viaja conhecendo ecovilas em outros estados do Brasil e outros países, compartilhando experiências. Nucleador de Economia do Programa Ecobairro. É síndico de seu condomínio no bairro de Santa Cecília há mais de 12 anos.

 

 

 

 

 

 

Serviço: “Diálogos Sustentáveis – COHOUSING X CONDOMÍNIO – UM MODO DE VIDA SUSTENTÁVEL NA METRÓPOLE”

Data e horário: 25 de maio, das 19h às 21h30

Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 - Portão 7A - Parque Ibirapuera

Informações: 11-5572-1004

Não é necessária inscrição prévia. Pede-se chegar com 15 minutos de antecedência.

Comentário de Ricardo Bortolato em 23 abril 2011 às 8:07

Envie preenchido para oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br

Inscrições abertas

Escola Municipal de Jardinagem – Parque Ibirapuera

OFICINA ERVAS AROMÁTICAS EM VASOS

 

 

ATENÇÃO: só serão aceitas inscrições através do e-mail oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br

 

Objetivo: Nesta oficina iremos ensinar técnicas de cultivo, manutenção e montagem de vasos das ervas aromáticas. Estas podem ser utilizadas de diversas formas: tempero para comida; decoração e aromatização de casas e jardins; artesanato; tratamento de doenças e etc.

 

Facilitadoras: Juliana Meira e Thamyres Soares de S. Costa (Graduandas em Gestão Ambiental/UMAPAZ-1).

 

Público focalizado: Todos os interessados.

 

Dia e horário: 26 de abril, terça-feira, das 09h às 12h.

 

Vagas: 40 (por ordem de inscrição).

 

Local: Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem

 

Endereço: Parque Ibirapuera – Av Pedro Álvares Cabral, s/n. Acesso pelos portões 3 e 4.

 

Inscrições: só serão aceitas inscrições através do e-mail oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br

 

 

 

logoejgd1.jpgDIVISÃO TÉCNICA ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM – UMAPAZ-1/SVMA

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

Envie preenchido para oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br

OFICINA ERVAS AROMÁTICAS EM VASOS - 26 de abril, terça-feira, das 09h às 12h.

2. Nome completo:

3. Idade:        

4. R.G.:                                                                                                                                              

5. Escolaridade:  1º grau completo  (    )       2º grau completo  (    )       3º grau completo  (    )

5.1 Formação:

6. Você é: Frequentador do Parque    Sim  (    )    Não  (    )

Educador   (    )     Outra profissão (especifique):

Estudante  (    )

7. Se educador – Local de trabalho:

8. Se estudante – Qual curso:

8.1 Qual instituição de ensino:

 

9. Região da residência em São Paulo: Norte (    )   Sul (   )   Leste (    )   Oeste (   )   Centro  (   )

    Bairro:                                              9.1 Outra cidade (especifique):                                                              

10. E-mail:                                          

11. Telefone fixo:

12. Já participou de alguma atividade da Escola Municipal de Jardinagem:  

      Curso   Sim (    )  Não (    )                               Minicurso   Sim (    )  Não (    ) 

                                       Oficina / Palestra / Trilha   Sim (    )  Não (    )

13.  Como tomou conhecimento da nossa programação:

Internet (    )      Informativo fixado na Escola Municipal de Jardinagem – Parque Ibirapuera (    ) 

Intranet (    )      Indicação de amigos  (     )      Outros (     ) Especifique:

 

 

14. Motivo pelo qual deseja participar das atividades acima:

Aprimorar conhecimentos gerais (    )         Trabalhar na área (    )

Usar o conhecimento no próprio jardim/chácara/sítio (    )      Outros  (    )

 

 

 

 

 

 

15. Sugestões de outros temas:

 

 

Comentário de HUMBERTO MALAQUIAS em 23 novembro 2010 às 13:43
Puxa vida, amei muito esta belíssima iniciativa...parabéns aos idealizadores e a todos os que dela participam...espero poder participar ativamente juntamente com vocês...parabéns mais uma vez...gde abr Humberto
Comentário de Gilson Medina em 27 agosto 2010 às 2:25
Já pensaram em usar EAD(educação a ditância) ?
PAZ E BEM!!!
Gilson Medina.
Comentário de joel kleber cunha de melo padua em 20 julho 2010 às 11:20
Grato pelo convite.
Paz e luz
Joe
 

Membros (158)

 
 
 

PARCERIAS 2014

 


 

 

Sobre

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos