Sete Ecos  oferece

Sistema de Expansão em Tecnologias Ecológicas

Como construir

telhados

de garrafas pet

O telhado de garrafas pet é uma alternativa viável, artesanal e criativa de se construir. Além de conferir uma estética diferenciada e durabilidade, mostra-se como uma opção de baixo custo. É uma tecnologia ecológica, porquê reutiliza e recicla as garrafas que muito provavelmente estariam nos leitos de nossos rios.

Passo a passo e materiais:


A média de garrafas que se reutiliza por metro² é de 14 a 18 garrafas aproximadamente, dependendo da abertura que se dá a cada telha.

Na execução que se segue é necessário reutilizar apenas as garrafas que forem lisas, para que o encaixe das telhas se dê por igual.


Utilizamos como fôrma um cano PVC de 100mm com 20 cm de comprimento e com uma abertura vertical para facilitar a entrada da pet.


Com um estilete, corte o bico e o

fundo da garrafa.


Depois amasse o que sobrou da garrafa ao meio.


Corte com um estilete obtendo duas partes iguais, uma “capa” e uma “bica”.

Grampear as duas extremidades até atingir a

área total do comprimento do telhado.

Para afixar uma fileira à outra utilizamos um grampeador de marceneiro, porém é necessário o auxílio de alguma superfície para que o grampo possa perfurar as “capas”. Utilizamos como suporte uma rolha de cortiça.



Depois é só amassar o grampo manualmente.



Para afixar as telhas (bicas) às ripas pode-se utilizar o mesmo grampeador de marceneiro caso a madeira seja macia. Pregos ou parafusos bem pequenos caso a madeira seja maciça.

A distância entre as ripas não deve exceder duas fileiras de garrafas para uma melhor estabilidade.


Esse telhado é ideal para a construção de áreas externas da casa como a varanda ou beirais. Para a construção de estufas (utilizar preferencialmente as garrafas transparentes). Caso haja necessidade de barrar a incidência de raios solares, utilizamos como forro, caixas de leite (embalagens tetrapak).

 

Obs.: Nosso telhado encontra-se instalado há mais de 7 anos e ainda não foi necessário nenhum tipo de manutenção. Ele encontra-se intacto.

Utilizamos grampos niquelados que tem vida útil maior que grampos cobreados.

Os grampos utilizados no grampeador de marceneiro são ainda mais reforçados. Não utilizamos nenhum tipo de cola ou material adesivo.

Telhados são feitos para não vazarem água. Seguindo as orientações desse passo a passo garantimos que não haverá vazamentos.

 

Atenção! Para garantir uma boa funcionalidade, o telhado deve ter no mínimo 35% de inclinação.


Sete Ecos

Sistema de Expansão em Tecnologias Ecológicas

Serra Santa Helena - Sete Lagoas - MG - Brasil

Tel's.:(31) 9805-4141 (31) 9136-5050 (31) 8815-0160

seteecos@gmail.com

www.seteecos.com.br

Exibições: 66394

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede PSB para adicionar comentários!

Entrar em Rede PSB

Comentário de karen sakai em 29 julho 2013 às 13:19

que lindo !

Comentário de Marconi Sete Ecos em 9 março 2012 às 8:09

Parabenizamos também a Tipoalgo Algotipo que como nós busca soluções simples para problemas complexos. Recomendamos acessar esses link's pessoal...http://tipoalgo.blogspot.com

 http://tipoalgo.blogspot.com/2010/08/telhapet.html  Grande abraço!!!!


Comentário de Marconi Sete Ecos em 9 março 2012 às 8:07

Querido diogo do amaral jorge, essa também tem sido nossa maior dificuldade, as garrafas estão cada vez mais personalizadas. Porém temos um amigo que já conseguiu resolver esse impasse. Dê uma olhada nesse link http://tipoalgo.blogspot.com/2010/08/telhapet.html. Boa construção amigo, qualquer outra dúvida é só nos comunicar. Forte abraço!!!!

Comentário de Marconi Sete Ecos em 9 março 2012 às 8:03

Querida Patricia Alves, depois de um ano segue a atualização deste passo a passo com a intenção de facilitar ainda mais a execução do telhado. Caso necessite de mais alguma informação estaremos á inteira disposição! Abraços....

Comentário de Tipoalgo Algotipo em 27 fevereiro 2012 às 6:34

Muito Legal! Parabéns à Sete Eco's.

Gosto de inventos desse tipo, disponibilizo-os em http://tipoalgo.blogspot.com .

Em http://tipoalgo.blogspot.com/2010/08/telhapet.html tem a minha versão de TelhaPet com garrafa de coca-cola.

Abraços

Comentário de diogo do amaral jorge em 4 novembro 2011 às 17:17
Esse telhado ficou ótimo, e já estamos preparando o nosso aqui, no interior de minas.  A única dificuldade que estamos tendo é encontrar essas garrafas pet lisinhas.  Estamos usando as curvas mesmo, mas cortando um pouco menor...  Fazer o que né, parece que não estão mais fazendo dessas pet lisas...
Comentário de Patricia Alves em 17 fevereiro 2011 às 9:05

Oi Marconi... como eu disse, ficou frouxo...e o vento literalmente levou.  :(

Meu marido que havia se emprenhado astante em fazer..acabou desistindo...mas o erro foi não ter feito a parte de madeira bem quadriculada. Os espaços de fixação dos pets na madeira ficaram muito distantes..e com isso, por ventar muito na varanda, o telhado voou. Quando vimos, partes do telhado, não estavam mais lá.

Sem problemas, o aprendizado valeu muito a pena e vimos que arrecadamos pets(muitas) muito rápido..nas lixeiras de ruas mesmo. E com isso reciclamos o lixo que não era nosso.

Assim que eu tiver uma folguinha do trabalho, com certeza vou querer fazer denovo. A estética fica linda!

 

Abraço e vamos compartilhando!

 

Comentário de Marconi Sete Ecos em 17 fevereiro 2011 às 5:45
Olá Patrícia, desculpe-me pela demora em respondê-la...rss! Mande a foto pra gente. Agradeço a atenção e o carinho. Sempre é um prazer compartilhar! Abraços de luz....
Comentário de Marconi Sete Ecos em 17 fevereiro 2011 às 5:43
Olá Maria! Sobre o telhado de pet's preciso que vc me diga qual é a sua dúvida específica. E sobre o forro de caixinhas de leite, basta somente cortar as caixinhas em medidas exatas e grampear uma na outra. Depois com um grampear de marcineiro pregar nos caibros que sustentam as telhas. Qualquer outra dúvida estarei à disposição. Abraços de luz....
Comentário de Maria G M de Lisboa em 15 fevereiro 2011 às 19:24

Gostaria de saber mais detalhes deste telhado e como e feito o forro de embalagem e leite, de como é feito o forro. Um abraço e muito obrigada!!!

PARCERIAS 2014

 


 

 

Sobre

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos