Descoberto um novo planeta parecido com a Terra

A estrela Gliese 667C faz parte de um sistema estelar triplo e, recentemente, foi estudada por vários astrônomos porque foi descoberto que ela possui três planetas situados dentro da sua zona habitável. Eles foram chamados de 667Cc, 667Cf e 667Ce. Destes três planetas o que mais se parece com a nossa Terra é o planeta 667Cc.

No link abaixo podemos ver um artigo do interessante site da Hypescience que nos fornece uma lista atualizada dos planetas que mais se parecem com a nossa Terra:

http://hypescience.com/o-indice-dos-planetas-parecidos-com-a-terra/

A estrela Gliese 667C dista cerca de 22,5 anos luz da Terra. Isto quer dizer que uma astronave, que possa viajar na incrível velocidade de metade da velocidade da luz, vai demorar cerca de 45 anos para chegar até lá! Podemos dizer que esta distância é relativamente pequena e que uma tripulação, constituída por astronautas jovens e seus filhos pequenos, poderia chegar lá com vida e começar a colonizar aquele planeta! Existe esta possibilidade, e é por causa disso que os cientistas se empenham tanto em encontrar um exoplaneta habitável.

Considerando-se que a população da Terra brevemente atingirá uma quantidade insuportável para o nosso planeta, e que os problemas de falta de entrosamento político não estão permitindo que os vários governos mundiais encontrem um consenso e uma solução para a iminente destruição do nosso planeta, vai ser preciso que os cientistas encontrem urgentemente outro planeta para abrigar uma parte da nossa população mundial.

Mas, isto também vai depender da construção de grandes astronaves, com motores capazes de atingir metade da velocidade da luz, ou seja, cerca de 150.000 quilômetros por segundo! Já existem alguns projetos sendo estudados para a construção de astronaves velozes e com motores capazes de utilizar a anti-matéria e o hidrogênio encontrados no espaço sideral.

Gliese 667C é uma estrela que possui um sistema planetário composto por cerca de seis planetas, que foram descobertos até agora pelos astrônomos. Destes planetas, três deles estão situados dentro de uma zona habitável, considerada ideal para abrigar água no estado líquido e a vida conforme a conhecemos. Existe ainda a possibilidade de existir mais um planeta dentro da zona habitável desta estrela, que os cientistas chamaram de 667Ch.

Clique no link abaixo e veja o interessante site do Observatório Astronômico de Arecibo, situado na Costa Rica:

http://phl.upr.edu/press-releases/anearbystarwiththreepotentiallyha...

Na penúltima tabela apresentada neste artigo podemos notar que a temperatura média da superfície do planeta 667Cc é de 13 graus centígrados, enquanto que, na última tabela, notamos que a temperatura média da superfície do Planeta Terra é de 15 graus centígrados! Este planeta possui uma massa cerca de quatro vezes maior do que a massa da Terra, mas demora apenas 28 dias para dar uma volta completa em torno da sua estrela.

Assim, este planeta chamado de Gliese 667Cc é o que de melhor se encontrou até agora para abrigar no futuro uma parte da população mundial!

Acreditamos na descoberta de novos planetas, girando ao redor de outras estrelas, e que vão acontecer nos próximos anos, quer sejam feitas pelo Observatório Espacial Kepler, pelo observatório situado na Costa Rica ou pelo observatório situado no Chile. Estes observatórios são aqueles que estão melhor preparados para efetuar estas descobertas.

Resta apenas saber se estes planetas vão apresentar uma proximidade e uma condição para suportar a existência de vida tão boa quanto o Planeta 667Cc. E estas descobertas tem que ser feitas logo porque a situação do nosso planeta já não anda lá muito boa!

Comunidade Solaris de Ilhéus, na Bahia.

Exibições: 2051

Tags: 667C, Comunidade, Gliese, Ilhéus, Sideral, Solaris, Terra, astronauta, astronave, astronomia, Mais...ecologia, espacial, navegação, permacultura, planeta

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede PSB para adicionar comentários!

Entrar em Rede PSB

PARCERIAS 2014

 


 

 

Sobre

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos