Uma demonstração sobre como fazer uma bomba carneiro em Quinta dos Melros com Chris Ripley

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede PSB para adicionar comentários!

Entrar em Rede PSB

Comentário de Ricardo em 7 maio 2012 às 14:49

O modelo de bomba carneiro apresentado no projeto a seguir funciona corretamente e suas principais vantagens são a sua fácil construção por usar peças encontradas em lojas que vendem produtos hidráulicos.

Documentos do projeto para download:
Para Acrobat Reader

Para Microsoft Word (versão mais antiga do projeto)

Demonstra os cálculos de dimensionamento da bomba em função da altura do reservatório e comprimento do tubo de alimentação dágua, bem como da altura do reservatório de destino e comprimento do cano de recalque. Faça bom proveito!

Comentário de Ricardo em 7 maio 2012 às 14:48

Golpe de aríete
(Carneiro hidráulico)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

(revisado e ampliado em 27/10/2011)

Apresentação
A bomba “carneiro”, ou carneiro hidráulico é um dispositivo automático elevador de água. Seu princípio de funcionamento é simples. Um fluxo de água atravessa o corpo do mecanismo e, quando a velocidade desse fluxo atinge um valor adequado, uma válvula o interrompe abruptamente. A energia cinética da água toda (não só a do corpo da bomba, como também aquela da canalização) determina no corpo da bomba um violento golpe. Esse golpe é suficiente para empurrar uma certa quantidade de água a uma boa altura, sendo recolhida numa caixa d’água. A bomba carneiro transforma energia cinética da água em energia potencial. Seu rendimento hidráulico é pequeno.

Um pouco de teoria
Se em um conduto (tubulação, cano) que está sendo percorrido por um liquido com uma certa velocidade, interrompermos total ou parcialmente o movimento desse liquido de uma maneira instantânea, no trecho aquém de onde ocorreu o fechamento, teremos necessariamente a anulação ou diminuição da velocidade do liquido. Se o liquido fosse incompressível e o conduto indeformável e, ainda, se a interrupção ocorresse realmente instantaneamente, a energia cinética do liquido deveria anular-se, também instantaneamente, transformando-se em uma sobrepressão de valor extremamente elevado no trecho do conduto em questão.

Comentário de Ricardo em 7 maio 2012 às 14:45

Neste link vc pode achar mais explicações, http://www.setelombas.com.br/2006/04/bomba-carneiro/

Comentário de Félix Szrajia em 5 maio 2012 às 14:52

Excelente para propriedades sem energia elétrica, para encher as caixas de água.

PARCERIAS 2014

 


 

 

Sobre

Ricardo criou esta Rede do Ning.

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2014   Criado por Ricardo.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço